» 1.4 Eletricidade » Eletricidade em carros e camiões


 

Eletricidade em carros e camiões


Que radiações eletromagnéticas podem existir em carros?


Os carros e os camiões podem gerar campos eletromagnéticos de baixa frequência significativos.

As principais fontes que geram esses campos são:

1 - As malhas de aço magnetizadas nos pneus, quando o veículo está em movimento, que transmite campos magnéticos de baixa frequência para o condutor e passageiros.

2 - A ignição, o alternador, o sistema de ar condicionado, os sistemas de audiovisuais, também geram campos eletromagnéticos de baixa frequência.

 

Os carros elétricos ou os híbridos são mais nocivos?


Os carros elétricos e os híbridos são mais nocivos porque a utilização da bateria eleva os campos magnéticos quando em movimento.

Abaixo apresentamos links informativos sobre este tipo de riscos para a saúde.

 

Como se podem minimizar os riscos para a saúde dos campos eletromagnéticos dentro de um carro ou de um camião?


Nem todos os veículos emitem radiações eletromagnéticas com a mesma intensidade, sendo que alguns têm algum tipo de proteções e blindagens, por opção proporcionada pelo fabricante, nomeadamente para eletrohipersensíveis.

O primeiro passo para minimizar é o de diagnosticar, e então procurar dar solução para minimizar técnicamente o que fôr relevante.

Um passo elementar para reduzir o impacto dos campos elétricos dentro de um veículo, é o de usar uma ligação à terra, que permita ao condutor e aos passageiros reduzir o nível de voltagem corporal durante a viagem, especialmente os que usam os assentos dianteiros.

Temos soluções, sob consulta prévia.

Juntamos alguns links informativos sobre estes assuntos:

Swiss Federal Office of Public Health
O organismo em referência proporciona informação sobre os riscos para a saúde dos campos electromagnéticos gerados na utilização dos carros.

Esta informação inclui um detalhe de medições electromagnéticas que permite entender com precisão a natureza dos riscos para a saúde.

 
European Comission - Health Effects of EMF
No documento anexo, produzido pelo Scientific Committee on Emerging and Newly Identified Health Risks, da European Commission, existe referência aos riscos electromagnéticos nos meios de transporte, nomeadamente na página 43, onde também se incluem os carros.

 
The Earthing Institute
Esta instituição informa com detalhe sobre os riscos electromagnéticos para a saúde das pessoas, e como podem ser minimizados pela ligação à terra, em todas as situações, nomeadamente quando em utilização de veículos.

 
Imprimir   
topo topo
     Fertilidade Gravidez Crianças
Geohabitat (c) 2009