O EMF-Portal é uma plataforma baseada na Internet, com informação sobre os efeitos dos campos eletromagnéticos em seres humanos, e sobre a interação com os sistemas biológicos.
Está disponível para cientistas, políticos, advogados, médicos e cidadãos interessados, que desejem poder tomar as suas próprias decisões fundamentadas.
Entre os cidadãos, a preocupação aumentou sobre potenciais efeitos para a saúde relacionados com efeitos devidos a campos eletromagnéticos de baixa frequência e de radio-frequência.
Campos elétricos, campos magnéticos, baixa-frequência, radio-frequência, SAR, o que há por detrás desses termos técnicos?
O EMF-Portal explica a terminologia médica e técnica, e oferece resumos compreensíveis de assuntos complexos que ajudam a colmatar lacunas do conhecimento.
O termo publicação científica, no entendimento do contexto do EMF-Portal, refere-se à literatura técnica sobre os efeitos biológicos dos campos eletromagnéticos. Os autores devem ser cientistas (médicos, biólogos, físicos, engenheiros) e devem ter seu trabalho publicado num jornal científico.
A intenção do EMF-Portal é a de coligir informações científicas sobre os efeitos dos campos eletromagnéticos, para os apresentar de uma forma adequada e compreensível, e tornar esse conhecimento disponível a todos os interessados. O portal EMF não toma partido "em favor de" ou "contra" os campos eletromagnéticos.
O EMF-Portal quer contribuir para uma formação de opinião bem-informada, razoável e responsável, em benefício de todas as partes interessadas. O EMF-Portal é mantido por uma equipa independente de editores.
O EMF-Portal é um projecto em curso de um grupo de trabalho do Instituto de Higiene e Medicina Ambiental, do Hospital Universitário da RWTH Aachen University, na Alemanha.
Cada artigo no EMF-Portal é atribuído a um dos 65 tópicos de pesquisa disponíveis. Estes temas de investigação são ainda atribuídos a categorias mais amplas como "médico/biológico”, ”epidemiológicos", "dispositivos/implantes", "técnicos/dosimétrico”, ”aplicações médicas" ou "outras opções” .
Cada tema de pesquisa está listado com as suas palavras-chave associadas e o número de publicações. Para ver os artigos de um tema específico de investigação, basta seleccionar na respectiva secção.
Estão disponíveis mais de 35.000 artigos científicos sobre estas matérias.
Este é um link para a página de visão global sobre principais questões: