» 1.5 Linhas de alta tensão » Impacto das linhas de alta tensão


 Impacto das linhas de alta tensão


Que riscos pode significar a alta tensão, quer em linhas de alta ou média voltagem, quer em transformadores de potência?


A alta e a média tensão elétrica emitem radiações eletromagnéticas, mais ou menos nocivas, dependendo da sua potência e distância.

A alta tensão pode também ionizar particulas poluentes em suspensão na atmosfera, que podem ser nocivas, se forem respiradas pelos seres vivos.

Por exemplo, partículas de fumos de combustão dos veículos, nas cidades, ou partículas de inseticidas e pesticidas provenientes de campos agrícolas pulverizados.

Essas partículas podem ser transportadas pelo vento, depois de ionizadas por linhas de alta tensão, indo ser respiradas a distâncias maiores do que as estabelecidas como de afastamento das linhas de alta tensão.

Se os transformadores de potência oferecem protecção contra o risco de eletrocução, isso não é suficiente para que sejam seguros?


São dois assuntos diferentes, um o risco de eletrocução e outro o risco de radiações eletromagnéticas.

A proteção contra radiações deve ser estudada tendo em conta os campos de radiação existentes, porque estes não são eliminados por paredes ou portas, isto é pedem soluções de natureza específica.

Qual a forma de conseguir proteção contra as radiações da alta ou média tensão?


A melhor forma é a de
diagnóstico adequado e de um plano de medidas de proteção de acordo com especificações técnicas.



Douro-alta-tensão-radiações-nocivas
Imprimir   
topo topo
     Fertilidade Gravidez Crianças
Geohabitat (c) 2009