» 1.3 Bio-eletromagnética » Transtornos de Atenção e ADN


 Transtornos de Atenção e ADN

 

Qual a relação entre os Transtornos da Atenção e o ADN?


A investigação científica sobre a relação entre as perturbações do ADN e os Transtornos de Atenção e Hiperatividade (ADHD) tem sido desenvolvida em três sentidos:

1 - Provar que existe essa relação.

2 - Analizar as variantes dessa relação para sugerir adequação de tratamentos.

3 - Recomendar práticas mais seguras para prevenir o que fôr evitável, nas fases prenatal e neonatal da criança.


Que estudos recentes apontam para essa relação de causa-efeito?


Seleccionámos os seguintes estudos publicados:

AUTISM, ADHD, AND WIRELESS ELECTROMAGNETIC FIELDS


Dúzias de estudos de investigação indicam que as comunicações sem fios e os campos electromagnéticos da electricidade alteram funções cerebrais e afectam o sistema nervoso.

A investigação relaciona essas exposições com perturbações de sono, danos  mitocondriais, aumento do stress oxidativo, danos celulares, genotoxicidade, e permeabilidade da barreira hemato-encefálica.

As crianças são mais vulneráveis porque os seus cérebros estão em desenvolvimento e, logo, os efeitos neurológicos serão maiores.

 
Fetal Radiofrequency Radiation Exposure From 800-1900 Mhz-Rated Cellular Telephones Affects Neurodevelopment and Behavior in Mice
As desordens de comportamento nas crianças vão sendo cada vez mas prevalentes, sem que a sua etiologia esteja bem compreendida. A associação entre o uso de telefones celulares na fase prenatal e a hiperactividade, já foi estabelecida. Não obstante, os efeitos directos da exposição à radiação de radiofrequência no neurodesenvolvimento, continuam por esclarecer.

 
Imprimir   
topo topo
     Fertilidade Gravidez Crianças
Geohabitat (c) 2009